O Carnaval 2025 deve movimentar a economia carioca em R$ 5,7 bilhões, segundo estimativa da Prefeitura do Rio. É o que mostra a quarta edição da publicação "Carnaval de Dados", estudo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo Instituto Fundação João Goulart e pela Riotur. Esse número mostra o quanto foliões do Rio e turistas nacionais e internacionais que vêm à cidade aproveitar o Carnaval podem gastar com hospedagem, transporte, alimentação, entre outros gastos ligados direta ou indiretamente à festa.
"Temos o Carnaval como uma das nossas principais ferramentas de soft power. O maior espetáculo da Terra, com as nossas escolas de samba, e centenas de blocos que levam milhões de pessoas - cariocas, brasileiros e estrangeiros - para as ruas da cidade representam muito bem o que é ser carioca", disse o prefeito Eduardo Paes.
De acordo com a publicação, lançada na véspera do Carnaval, o cálculo da cifra de R$ 5,7 bilhões considera que, pela primeira vez, serão sete dias de desfiles das escolas de samba no Sambódromo - duas noites da Série Ouro, na sexta e sábado; três noites do Grupo Especial, no domingo, segunda e terça-feira; uma noite do desfile das escolas de samba Mirins na sexta-feira; e o Sábado das Campeãs.
As escolas de samba do Grupo Especial fizeram em 2025 dois ensaios técnicos, cada.