A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio ampliou o público-alvo da vacinação contra a dengue para adolescentes de 17 a 18 anos. A medida começou a valer na última sexta-feira (14) e vai até o dia 26. O objetivo é aproveitar as 50 mil doses remanescentes entre o grupo prioritário, no momento. A vacina também segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos que ainda não se vacinaram.
Para receber a vacina, é preciso comparecer a uma unidade de saúde com documento de identidade e, se disponível, a caderneta de vacinação. A SMS reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde. A vacinação está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária da cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShopping Campo Grande, que também fica aberto de domingo a domingo, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
A vacinação contra a dengue é uma nova estratégia de saúde pública para controle e prevenção dos casos da doença. Segura e aprovada pela Anvisa, a vacina é eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A vacina tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da dengue.
O esquema vacinal possui duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O combate ao mosquito transmissor da dengue continua sendo fundamental para vencermos a dengue e combater as outras arboviroses urbanas, como a chikungunya. Devem se vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos (16 anos, 11 meses e 29 dias).