O projeto Conexão Verde já apresenta resultados expressivos em Petrópolis. Em apenas 22 dias, já foram recolhidas 10 toneladas de vidro, fruto do descarte voluntário realizado pela população. Uma caçamba específica para o descarte do material, instalada no início do mês de fevereiro, no Hortomercado Municipal, em Itaipava, como parte da iniciativa desenvolvida pela Opensat Soluções, com apoio de empresas da iniciativa privada, e também do poder público.
A instalação da caçamba foi realizada pela Ambipar Environment, responsável pelo descarte correto do material. O vidro, que pode levar até um milhão de anos para se decompor, normalmente seria destinado a aterros sanitários ou lixões. Com esse novo ponto de coleta, é possível reaproveitá-lo, reintegrando-o à cadeia produtiva.
Expansão
A iniciativa de coleta seletiva está se expandindo rapidamente na cidade e, nos últimos dias, uma nova caçamba para vidro foi instalada na região de Araras, em parceria com a Associação de Moradores do Malta, ampliando ainda mais o alcance do projeto. O projeto Conexão Verde tem sido fundamental para a estruturação e eficácia da coleta seletiva em Petrópolis.