A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) deu um importante passo no apoio às mulheres em situação de violência. Recebeu na quarta-feira, dia 29, 50 cartões Super Expresso do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass). A entrega simbólica ocorreu em uma reunião que contou com a presença da secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, e dos representantes jurídicos do Sindpass, Flávio Brandão e Laryssa Ribeiro.
Os cartões Super Expresso são utilizados como ferramenta no atendimento às mulheres atendidas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Cada cartão proporciona acesso facilitado ao transporte público, permitindo que essas mulheres possam se deslocar com segurança e dignidade para receber seus atendimentos.
_ Essa parceria é de extrema importância para as nossas demandas, pois temos entre as atendidas algumas que não possuem condições de pagar uma passagem para cumprir a programação de atendimentos, que consistem em rodas de conversa, palestras, consultas psicológicas e outras. Esses cartões simbolizam nossa luta contra a violência e nosso compromisso em garantir que as mulheres tenham acesso aos recursos necessários para se recompor e recomeçar. Além disso, esses bilhetes eletrônicos também são extensivos aos filhos, uma vez que muitas não possuem rede de apoio - destacou Joseane.
A iniciativa é parte de um esforço mais amplo da SMASDH para fortalecer a rede de proteção às mulheres e oferecer suporte integral às vítimas de violência. A equipe do Ceam já está avaliando cada um dos casos para o atendimento das mulheres, proporcionando um novo fôlego às ações de acolhimento e recuperação.
O representante jurídico do Sinpass, Flávio Brandão, enfatizou a importância da parceria social, ressaltando que a mobilização faz parte do dia a dia da empresa. "Estamos aqui para apoiar essas iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. A nossa parceria com a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social, já vem de longa data. Sempre estamos à disposição para atender naquilo que tem relação com o transporte público, seja na cessão de veículos para realizar um transporte social, ou em ações como essa de hoje, que é o fornecimento de crédito de transporte para o atendimento às mulheres em situação de violência", afirmou Flávio.