Por:

'Gigantes da Rede' vão às quadras com muita garra

Partida entre Carioca Vôlei e Univassouras | Foto: Divulgação

Por Thomás de Paula

A primeira etapa da 4ª edição da Copa Gigantes da Rede, realizada em Vassouras, teve início, neste sábado (22), com os jogos das equipes femininas, e no domingo (23) foram realizados os jogos masculinos. A competição contou com diversas equipes da região, que disputaram em várias categorias e protagonizaram jogos emocionantes. O Correio Sul Fluminense, do Grupo Correio da Manhã, fez a cobertura completa do evento, no final de semana.

O Sul Fluminense foi representado por equipes como Vôlei VR, Team Brock Vôlei e o Clube dos Funcionários de Volta Redonda, Top Vôlei, Bokka Vôlei e Montanha Vôlei de Resende, ABF de Valença, Vôlei Pinheiral, DC Vôlei de Porto Real, Colégio Santos Anjos, Univassouras e Colégio Raul Fernandes, Barra Mansa Vôlei e Revella Barra Mansa, as equipes angrenses WSM, APV e Angra dos Reis.

Um dos destaques desta edição foi a participação de Minas Gerais. A equipe Dona Euzébia da zona da mata mineira disputou a categoria adulto masculino na competição

Jogos femininos

A primeira etapa teve início com os jogos femininos, na Arena Sombrão, no Colégio dos Santos Anjos e no Country Club. O ginásio do Colégio dos Santos Anjo abrigou os jogos da categoria adulto. As 10 equipes foram divididas em 3 grupos na fase de classificação, com o melhor colocado de cada grupo e o segundo melhor colocado geral se classificando para as semifinais.

As partidas da categoria foram marcadas por um alto nível técnico, com a final entre Voleibol Três Rios e Revella Barra Mansa. Em uma partida emocionante, a equipe de Três Rios se sagrou campeã da categoria adulto.

Já a Arena Sombrão recebeu os jogos das categorias mirim e infantil. Na categoria mirim, 12 equipes foram divididas em 4 grupos, com as primeiras colocadas de cada grupo se classificando para as semifinais. Nesta categoria, a equipe do Clube dos Funcionários de Volta Redonda conquistou o título após derrotar o Monte Líbano do Rio de Janeiro na decisão.

Na categoria infantil, 15 equipes foram divididas em 5 grupos, com as primeiras colocadas de cada grupo e as 3 melhores segundas colocadas se classificando para as quartas de final. A campeã foi a Carioca Vôlei que venceu Paty do Alferes Vôlei na decisão.

No ginásio do Country Club de Vassouras ocorreu a disputa da categoria pré-mirim entre 3 equipes: Vôlei Pinheiral, Set Vôlei e ABF. Três equipes disputaram um triangular, com a campeã sendo a equipe com a melhor classificação, vencida pelo Set Vôlei de Miguel Pereira, com ABF sendo a vice-campeã e Vôlei Pinheiral a terceira colocada.

Jogos masculinos

No domingo (23) foram realizados os jogos masculinos: infantil, infanto e adulto, na Arena Sombrão e no Colégio dos Santos Anjos. Nos jogos da categoria adulto, 15 equipes foram divididas em 5 grupos, com os primeiros colocados de cada grupo e os 3 melhores segundos colocados se conquistando a vaga para as quartas de final.

A categoria contou com diversas partidas de alto nível técnico e de intensidade, e ainda contou com jogos de grande rivalidade, como o confronto entre Vôlei VR e Barra Mansa nas quartas de final, um dos jogos mais emocionantes da noite em que Vôlei VR se classificou vencendo por 2 a 0. Na decisão, a Estrela d'Ouro de Seropédica se sagrou campeã invicta após derrotar a equipe do Barra Rio Vôlei em um jogo de alto nível.

A categoria infantil contou com 7 equipes divididas em dois grupos, com as duas melhores equipes de cada grupo garantindo a vaga para as semifinais. Esta categoria não teve campeão definido. Devido às fortes chuvas em Vassouras, a final da infantil foi interrompida e precisou ser adiada. As equipes Set Vôlei de Miguel Pereira e Bokka Vôlei de Resende decidiram em comum acordo e ficou definido que a decisão será realizada na próxima etapa, nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Volta Redonda.

Na categoria infanto, 8 equipes foram separadas em 2 grupos, e as duas melhores de cada chave se classificaram para as semifinais da categoria. Vôlei Barra foi a campeã após derrotar a Vôlei Portela em uma grande decisão.

Ainda em 2025, a Copa Gigantes da Rede irá contar com quatro etapas ao longo do ano para a categoria adulto. Serão definidas então as oito melhores equipes masculinas e femininas, que irão para a final e de onde sairão as campeãs de 2025.