A EncicloLibras, primeira enciclopédia bilíngue em Língua de Sinais Brasileira (Libras) e Português, será lançada na quinta-feira (27), às 17h30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O evento será aberto ao público.
A obra, conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação institucional (Secom-UnB), reúne 100 sinais-termo relacionados a conceitos técnicos do corpo humano, como artéria aorta, pulmão e espermatozoide, e visa ampliar o vocabulário científico para a comunidade surda.
Desenvolvida pelo professor surdo Messias Ramos Costa, do Instituto de Letras da UnB, a enciclopédia é resultado de uma década de pesquisa, iniciada no mestrado e concluída no doutorado em 2021.
Ainda segundo a Secom-UnB, o trabalho documenta e padroniza sinais científicos, permitindo que pessoas surdas tenham acesso a materiais de referência em sua primeira língua, sem depender exclusivamente de traduções.
A iniciativa também promove a inclusão e a valorização da Libras no meio acadêmico, fortalecendo a autonomia educacional e profissional da comunidade surda. A obra tem como foco inicial o público do Brasil e de Portugal, mas a ideia é expandir o projeto para outros países, fomentando parcerias internacionais.
Além de fortalecer a identidade linguística da comunidade surda, a EncicloLibras serve como recurso para professores, intérpretes e pesquisadores, contribuindo para uma comunicação mais precisa e acessível, informou a Secom-Unb.
O projeto também prevê a criação de um site com abordagem didática bilíngue e multilíngue, ampliando o acesso ao conhecimento científico. A expectativa é que a enciclopédia inspire futuras colaborações.