Por:

Todo dia é dia de rock!

Por Mayariane Castro

Em 2025, o rock nacional completa 70 anos de história e, para marcar essa data, o diretor e escritor Paulo Marchetti anunciou o lançamento do livro "O Calendário do Rock Brasileiro".

A obra, que reúne mais de 1.800 efemérides musicais, aborda uma vasta gama de eventos, fatos e acontecimentos históricos do gênero no Brasil, organizados ao longo de 365 dias, de janeiro a dezembro.

A publicação, que conta com 358 páginas, traz uma ampla coleção de registros relacionados ao rock brasileiro, desde os primórdios do estilo no país até os principais momentos da cena contemporânea.

Datas

O livro apresenta desde datas curiosas e significativas até momentos marcantes da música brasileira, incluindo os lançamentos dos grandes clássicos do rock, os conflitos entre artistas e a polícia, além de detalhes sobre festivais e as diversas cenas alternativas ao longo das décadas.

Entre os destaques, estão os primeiros artistas de rock do Brasil, como Bob Bolão, Betinho e Seu Conjunto, Ronnie Cord, e as bandas The Snakes e The Clevers, além de uma cobertura detalhada sobre os anos 1970, com o desenvolvimento do rock progressivo e psicodélico no país. Marchetti também dedica atenção a períodos da música brasileira dos anos 1980 e 1990, momentos decisivos para a formação da cena rock no Brasil. O livro inclui ainda episódios marcantes da cena alternativa.