Por:

Rio Grande do Norte em alta temporada turística

A alta temporada de verão no Rio Grande do Norte, que ocorreu entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, registrou 670,4 mil passageiros no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em Natal. Esse número representa um crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior e é o melhor desempenho desde o início da pandemia, sendo a segunda maior alta temporada já registrada.

Esse aumento no número de turistas é visto como resultado de um conjunto de fatores, incluindo os investimentos realizados pelo Governo do Estado, como em infraestrutura, segurança pública e promoção turística. A governadora Fátima Bezerra destacou que o crescimento do setor reflete esses esforços. "Esses números reforçam a importância dos investimentos contínuos feitos pelo Governo do Estado em infraestrutura, segurança e promoção turística. Hoje, temos um dos estados mais seguros do país, com boas estradas e estamos sempre observando as melhores oportunidades para divulgar nossas belezas e potencialidades econômicas", afirmou a governadora.

Além da alta temporada de verão, o Rio Grande do Norte também teve uma recuperação significativa no turismo no segundo semestre de 2024. O estado voltou a alcançar os índices turísticos de antes da pandemia, com recordes registrados em setembro e outubro. Setembro, por exemplo, foi o melhor mês de turismo desde 2014, enquanto outubro apresentou os melhores números dos últimos nove anos. O estado também fechou novembro de 2024 com o melhor desempenho no setor de turismo, com um aumento de 19,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística, comentou sobre os resultados positivos, apontando que o desenvolvimento de um turismo mais qualificado tem sido a chave do sucesso. "A opção pelo desenvolvimento de um turismo mais qualificado, com multicanais e focado na inteligência comercial, tem mostrado bons resultados. Análise de mercados e parcerias estratégicas são fundamentais. Além disso, estamos investindo na capacitação de agentes de viagem, mostrando diretamente para quem vende pacotes turísticos as belezas e os diferenciais do nosso estado, incluindo nossa sustentabilidade, com 100% de energia limpa.