A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), entregou, nesta terça-feira (4), 500 kits com camisas de uniformes e materiais de uso diário para as pessoas que frequentam regularmente os sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPDS) da cidade. Os kits incluem mochila, estojo e duas camisetas cada. A cerimônia aconteceu no Centro de Referência de Irajá, na Zona Norte, com a presença da secretária da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck e do subprefeito da Zona Norte, Douglas Araújo.
O uso do uniforme e a identificação das pessoas com deficiência tem como objetivo promover um ambiente igualitário, reforçar a construção de uma identidade coletiva nos centros de referência e garantir a segurança dos usuários dos serviços municipais, facilitando o reconhecimento.
A secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck, ressaltou a importância da entrega dos kits:
- O uso do uniforme não é só uma questão de segurança, mas também de identidade. O uniforme traz unidade e fortalece o senso de pertencimento das nossas crianças e adolescentes. Esta é a primeira vez que os centros de referência adotam kit com uniforme, e estamos ampliando esse processo gradativamente, incluindo mais materiais para consolidar essa identidade e garantir que todos se sintam parte deste espaço. Estamos dando esse passo com muito cuidado e comprometimento.
Moradora do Morro Dona Marta, em Botafogo, Marcia Alves Pereira, de 51 anos, é uma frequentadora assídua do Centro de Referência localizado na região central da cidade. Participa ativamente das atividades internas e externas da programação mensal, tendo visitado a Ilha de Paquetá, o Museu do Amanhã e sendo presença constante nas colônias de férias.
Os centros têm a missão de oferecer um ambiente acolhedor, com escuta qualificada, orientação para demandas e atividades voltadas ao desenvolvimento do potencial da pessoa com deficiência.