Por:

Teleférico da Providência sobe

O Teleférico da Providência registrou um recorde de 9.369 viagens em um único dia na última sexta-feira (21), segundo a Prefeitura do Rio. Desde a retomada da operação integral, no dia 9 de fevereiro, o número de viagens vem crescendo gradativamente.

Na primeira semana, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a média diária em dias úteis foi de 7,5 mil viagens. Já entre os dias 17 e 21, esse número subiu para 8,3 mil viagens. Esses números estão acima das expectativas, já que a média anterior era de 5 mil viagens diárias, quando foi inaugurado em 2014.

A estação com maior volume de embarques é a Central do Brasil, e os horários de pico são das 7h às 8h, das 12h às 13h e das 14h às 15h.

A operação plena do Teleférico representa uma ampliação de 60,6 % no número de horas semanais de serviço em relação ao seu funcionamento original, em 2014. Na época, o equipamento operava de segunda a sexta, das 7h às 19h; aos sábados, das 8h às 14h; e não funcionava aos domingos e feriados.

"Esse é um investimento importantíssimo do município, que beneficia toda a população local, oferecendo um meio de transporte elétrico, gratuito e de muita qualidade. Além disso, ele funciona como alimentador do VLT e liga à Central do Brasil, que também oferece opção de trem. Enfim, um modal que integra os meios de transporte da cidade", avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, que também está à frente da CCPar (Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos).

Impacto positivo
na comunidade

Para os moradores, a ampliação da operação tem trazido benefícios, como destaca João Pedro Moura de Souza, estudante de 25 anos:

"O teleférico é essencial, não só para mim, que sou estudante, mas para todos os trabalhadores e moradores da comunidade. Muitas pessoas têm dificuldade de locomoção, e esse serviço facilita o acesso a hospitais, mercados e outros serviços essenciais".