O governador do Rio, Cláudio Castro, acompanhado da primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, prestigiou, no último sábado (15), o evento Sinfonia Solidária, que celebrou os 30 anos do RioSolidario. A obra social do Estado tem uma rede de quase 1900 organizações fluminenses para ajudar pessoas em vulnerabilidade. A cerimônia, no Theatro Municipal, no Centro do Rio, além de marcar uma série de homenagens a quem fez parte da história da instituição, contou ainda com a Orquestra Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), a primeira da corporação no Brasil.
O evento reuniu cerca de 1,8 mil pessoas. Detalhe: O governador, após discursar, ao lado dos filhos, também cantou, atendendo a pedidos do público, no final.
Repertório diversificado
Sob a regência do capitão BM e maestro Franquimar Francisco Fernandes, a orquestra apresentou repertório diversificado, que executou desde a Quinta Sinfonia de Beethoven a trilhas icônicas do cinema, como Piratas do Caribe e Star Wars. O público também teve a oportunidade de conferir a participação especial do cantor Belo no evento e a apresentação do Grupo de Dança Corpo em Movimento, da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef). O grupo, referência em dança inclusiva, completou a noite com uma performance que já representou o Brasil em três Paralimpíadas e no prestigiado Social Arts do Kennedy Foundation, na Turquia.