Por: Leandra Lima

Importância da vacinação contra o Sarampo

Em 2024, Petrópolis teve uma boa cobertura vacinal | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Leandra Lima

A Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ), confirmou dois casos de Sarampo, uma doença infecciosa grave, no município de São João de Meriti, em duas crianças da mesma família. Com a comprovação, um alerta da Atenção Primária e de Imunização da SES-RJ com uma nota técnica, foi disparado para vigilância nos 92 municípios do estado. Esse cenário reacendeu um debate sobre a importância do esquema vacinal desde dos primeiros dias de vida.

Com os alertas, os municípios foram recomendados a adotar diretrizes de vigilância epidemiológica, incluindo a realização da vacinação de bloqueio e a investigação ágil dos casos notificados. Nesse parâmetro, a Prefeitura de Petrópolis ressaltou que o último caso de sarampo registrado na cidade foi em 2020. E indagou ainda que, o esquema vacinal apresentou uma boa cobertura em 2024, onde foram aplicadas 5114 imunizantes da 1ª dose da vacina Tríplice Viral, contra sarampo caxumba e rubéola, o que corresponde 97% da cobertura vacinal, o que significa que a meta de 95% de cobertura do Ministério da Saúde foi alcançada. Apesar do sucesso, a meta da 2ª dose não foi obtida, atingindo somente 82, 07% do público alvo.

Segundo o ministério, a vacinação é fundamental para a saúde pública, os imunizantes oferecem proteção contra diversas doenças infecciosas graves que podem ser fatais e deixar sequelas em crianças e adultos. A fala é reforçada pelo médico petropolitano, Dr. J. Samuel Kierszenbaum, Infectologista e Professor da UNIFASE/FMP, onde indaga que a melhor forma de prevenção contra o sarampo é a imunização. "A vacina é fundamental, a melhor forma de prevenir o sarampo. Houve declínio nas campanhas de vacinação, as pessoas não estão sendo vacinadas regularmente. Então é importante ressaltar que o caminho ideal para que as doenças não se espalhem, sejam elas de qualquer etimologia, são a vacinação", disse.

Sarampo

Conforme o Dr. J. Samuel, o sarampo é uma doença infecciosa, extremamente contagiosa, causada pelo Morbillivirus. O infectologista destacou que os sintomas começam geralmente com tosse, coriza, mal-estar, febre intensa, e salienta que o vírus é altamente contagioso, transmissível através das gotículas do espirro, das secreções nasais, tosse e fala. "O quadro clínico geralmente começa com tosse intensa, coriza, aparece manchas vermelhas no corpo. Um dado importante do sarampo é que o exantema (vermelhidão), começa geralmente na face e vai para o cefálico-caudal, ou seja, da cabeça para os pés", explicou o médico.

O professor também informou que as complicações da patologia podem causar pneumonias, otites, encefalite, e alguns pacientes apresentam gastroenterites com vômitos e diarreia. "Quando acontece as complicações há uma necessidade de se fazer antibiótico. Geralmente o maior percentual de complicações está relacionado ao processo pulmonar, as pneumonias. Constado o quadro o paciente tem que ficar em isolamento", apontou.