Por: POR REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: "Maria da Penha Itinerante" em Petrópolis

Iniciativa tem base em projeto de São Paulo | Foto: x.com.PMERJ

A Câmara aprovou a Indicação Legislativa de número 3435/25, de autoria do vereador Marquinhos Almeida, que sugere ao Executivo a criação de um Projeto de Lei para a implementação do Projeto "Lei Maria da Penha Itinerante" no município, com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra as mulheres e ampliar a conscientização sobre os direitos femininos. A Indicação propõe a criação de um veículo itinerante, equipado para atender às moradoras e os moradores de todos os bairros da cidade, levando informações sobre a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) e oferecendo apoio psicossocial, registros de denúncias e encaminhamentos às autoridades competentes.

 

Metas do programa

O projeto tem como meta principal tornar mais acessíveis os canais de denúncia e assistência, além de reforçar as ações de combate e prevenção à violência doméstica e familiar. O veículo itinerante será preparado para fornecer atendimento psicossocial, distribuir materiais informativos sobre os direitos das mulheres, registrar denúncias e auxiliar na adoção de medidas protetivas, como o afastamento dos agressores. A iniciativa também contará com o apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), entre outras instituições.

Incêndios em vegetação em Petrópolis crescem 320%

Foram 21 ocorrências nos meses janeiro e fevereiro | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Petrópolis registrou aumento no número de incêndios em vegetação nos dois primeiros meses de 2025. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 25 ocorrências registradas em janeiro e fevereiro deste ano, enquanto em 2024, foram apenas cinco. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Petrópolis e todo o Estado do Rio, passam por agavamento da seca, o que afetou inclusive, na quantidade de chuva para o período. Segundo o Cemaden, choveu em fevereiro apenas 60 milímetros, cerca de 30% do previsto para o mês. Para março, a tendência deve permanecer.

Programa Jovem Aprendiz

A concessionária Águas do Imperador está com inscrições abertas, até 18 de março, para o seu Programa Jovem Aprendiz 2025. Os candidatos devem ter entre 14 a 22 anos e estar matriculados no Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site https://www.grupoaguasdobrasil.com.br/trabalhe-conosco/. O programa do Grupo Águas do Brasil tem como objetivo capacitar profissionalmente jovens interessados no mercado de trabalho.

Documentos necessários

Para a inscrição, é obrigatória a apresentação de currículo, RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e de escolaridade. Além disso, maiores de 18 anos devem mostrar título de eleitor e certificado de reservista (para homens). Os benefícios oferecidos pelo programa são: remuneração, curso de formação na área administrativa, vale-transporte, vale-alimentação ou vale-refeição e oportunidade de crescimento profissional. A iniciativa ocorre em parceria com (CIEE ou rede Cidadã) por meio de cursos profissionalizantes.