Por: Affonso Nunes

Monobloco: 25 anos de batuque na cidade

Pedro Luis e os demais fundadores do bloco se orgulham de formar novos percussionistas a cada ano, engrossando o bloco que leva anualmente uma multidão ao Centro do Rio | Foto: Divulgação

Uma antiga marchinha carnavalesca anuncia que "esse ano não vai ser igual aquele que passou". Também pudera. Um dos blocos mais famosos da cidade, o Monobloco, está completando 25 anos de história. Um quarto de século de batucadas, encontros e muita alegria, marcando o ritmo de uma trajetória que atravessa gerações e vem levando multidões às ruas cariocas.

Para coroar essa marca, o bloco escolheu o tema "Nossa história de amor", em homenagem aos incontáveis vínculos que nasceram ao som do Monobloco, uma verdadeira festa de encontros e celebrações. "Acima de tudo, são as histórias de amor que marcam nossa trajetória. Os batuqueiros do Monobloco estão na maior expectativa para fazer um Carnaval inesquecível, devolvendo em dobro todo o amor que a gente recebe a cada ano", argumenta Celso Alvim, um dos fundadores e mestre da bateria que formou centenas de percussionistas nesses 25 anos de carnaval.

Pedro Luís, vocalista e também fundador, reforça e vai além. "Quando decidimos montar uma oficina de percussão usando os instrumentos do samba para contemplar a diversidade da música brasileira, não imaginávamos que chegaríamos aos 25 anos formando tantos batuqueiros e reunindo milhares de pessoas em torno dessa festa. A grandeza da música e a força dos encontros nos trouxeram até aqui. Que venham os próximos 25!".

Celso Alvim, Pedro Luís, Sidon Silva e C.A. Ferrari prometem comemorar a data ao lado da bateria de 140 integrantes, composta por alunos formados nas oficinas de percussão realizadas ao longo do ano. No desfile deste domingo (9), que encerrará o carnaval, um abre-alas reunirá amigos do Monobloco e marcará a estreia do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, William Miranda da Silva e Aline da Silva Lima.

O repertório incluirá clássicos como "Taj Mahal", "Fio Maravilha", "Explode Coração" e "Saideira", além de canções que dialogam com o tema de 2025, como "Toda forma de amor", "Eu também quero beijar" e "Do seu lado". O desfile trará ainda sucessos do pop, da MPB e do Carnaval.

SERVIÇO

MONOBLOCO 2025

9/3 - Concentração: Rua Primeiro de Março, 57, a partir das 7h