Por:

Literatura jovem em destaque na Bienal do Rio 2025

Alexene Farol Follmuth | Foto: Divulgação

Os leitores apaixonados por romances contemporâneos voltados para o público jovem terão a chance de acompanhar de perto duas autoras norte-americanas na Bienal do Livro Rio 2025: Lynn Painter e Alexene Farol Follmuth. As escritoras fazem parte da programação do maior festival literário do país, que acontece de 13 a 22 de junho no Riocentro. Elas participarão de debates no Palco Apoteose, espaço que conta com curadoria de Thalita Rebouças, Clara Alves, Rosane Svartman e Clélia Bessa.

Lynn Painter, conhecida por suas comédias românticas para jovens e adultos, estará no evento no dia 14 de junho. No mesmo mês, ela lança "Sorte no amor" (Intrínseca, 2025), ambientado no mesmo universo de "Amor por engano" (Intrínseca, 2023), divulgado na última edição da Bienal. No novo livro, os protagonistas, Jack e Hallie, fazem uma aposta curiosa: quem se apaixonar primeiro, ganha.

A escritora se tornou um fenômeno no TikTok com "Melhor do que nos filmes", romance que, embalado por canções de Taylor Swift, apresenta uma história leve e divertida sobre encontrar o amor onde menos se espera. No Brasil, suas obras já venderam mais de 350 mil exemplares, sempre explorando a dinâmica do "fake dating", ou namoro falso, um de seus recursos narrativos favoritos.

Já Alexene Farol Follmuth participa da Bienal no dia 15. A autora alcançou a lista de mais vendidos do New York Times e conquistou o público indie com "Noite de cavaleiros" (Alt, 2024), uma comédia jovem adulta com temática geek e referências ao universo do RPG. O livro foi selecionado para o Clube do Livro Jovem Adulto da Barnes & Noble e para o Clube do Livro de Verão de 2024 da atriz Reese Witherspoon. Além disso, será adaptado para um filme da Netflix.

Seu romance de estreia, "A mecânica do amor" (Alt, 2022), indicado ao prêmio Goodreads Choice, celebra a trajetória de mulheres na ciência e na tecnologia em uma narrativa envolvente.

Capital do livro

A Bienal do Livro Rio teve um papel fundamental para que o Rio se tornasse a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de "Capital Mundial do Livro", que será oficialmente assumido a partir de 23 de abril de 2025, no Dia Mundial do Livro. O evento deste ano traz uma curadoria diversificada e debates contemporâneos, além de novidades que prometem uma experiência imersiva para os visitantes. O Palco Apoteose reunirá autores consagrados e personalidades, enquanto o tradicional Café Literário, que completa 25 anos, contará com sugestões de curadoria de Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Luiz Antônio Simas, Pedro Pacífico (Bookster) e Bianca Ramoneda.

Nesta edição, a Bienal aposta em um conceito inovador de Book Park, transformando o espaço em um verdadeiro parque de diversões literário. Entre as atrações inéditas, os visitantes poderão explorar um Labirinto de Histórias, se aventurar em um Escape Room, aproveitar uma Roda Gigante e conhecer a Praça Além da Página.