Por:

Mais roqueira do que nunca

Por Affonso Nunes

Uma das vozes mais marcantes do rock brasileiro, Pitty se apresenta neste sábado (22), na Fundição Progresso. O show faz parte da turnê iniciada em 2024, que já percorreu 11 estados e mais de 30 cidades. Esse novo espetáculo sucede a turnê comemorativa pelos 30 anos de "Admirável Chip Novo", na qual a cantora revisitou o repertório de seu álbum de estreia, o trabalho que lhe abriu as portas para uma carreira de sucesso, revigorando o gênero.

Nascida em Salvador e criada em Porto Seguro, Priscilla Novaes Leone cresceu cercada por influências musicais variadas, do rock ao baião. Seu primeiro contato com a música aconteceu no início da adolescência, quando cantava com o pai, Nonato Leone, músico e guitarrista, em apresentações em bares de Porto Seguro. Nos anos 1990, Pitty mergulhou na cena hardcore baiana como vocalista da banda Inkoma.

Em 2002, enquanto cursava a faculdade de música em Salvador, Pitty continuava a compor novas canções, sem a pretensão de gravá-las naquele momento. Foi quando o produtor musical e diretor artístico Rafael Ramos, da gravadora Deckdisc, demonstrou interesse pelo seu trabalho e a convidou para gravar uma demo nos estúdios da gravadora. Após ouvir e aprovar a demo, Rafael a convidou para ir ao Rio e gravar seu primeiro álbum solo. lançado em 2023, "Admirável Chip Novo" tornou-se um marco do rock brasileiro, impulsionado por faixas como "Máscara", "Equalize" e "Teto de Vidro".

Desde então, a artista baiana construiu uma discografia consistente, transitando entre o rock, a MPB e elementos eletrônicos. Lançou álbuns como "Anacrônico" (2005), "Chiaroscuro" (2009) e "Setevidas" (2014), sempre explorando novas sonoridades e temáticas. Em 2019, revisitou suas raízes em "Matriz", álbum que dialoga com ritmos da Bahia e conta com colaborações de BaianaSystem e Larissa Luz. Além da carreira musical, tem passagens pela TV como apresentadora e como escritora, lançando dois livros que exploram suas reflexões sobre arte e vida: "Reciprocidade" (2019), uma coletânea de pensamentos pessoais e relatos sobre sua experiência na indústria musical, misturando diário, ensaio e reflexão; e "Já De Volta ao Planeta" (2021), que mistura poesia e prosa.

Famosa por sua presença de palco enérgica e vibrante, Pitty tem o costume de lotar os espaços onde se apresenta, e desta vez não foi diferente: os ingressos para o show deste sábado estão esgotados.

Com direção artística e concepção assinadas por ela mesma, a cantora sobe ao palco ao lado do power trio formado pelos músicos Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (baixo) e Nico (bateria).

O repertório reúne faixas de toda a sua discografia, sempre com surpresas para os fãs mais fiéis. O setlist inclui músicas como "Anacrônico", "Serpente", "Te Conecta", "Máscara", "Equalize" e "Me Adora", entre outros sucessos.

Em janeiro, Pitty levou sua energia ao Festival de Verão de Salvador, em um show que contou com a participação de Melly. No mesmo mês, gravou com o BaianaSystem uma nova versão de "Bicho Solto", faixa do álbum "Matriz", incorporada à canção "Cobra Criada", do Baiana. Outro destaque recente é "Ensacado", single do novo álbum de Josyara, lançado em fevereiro.

SERVIÇO

PITTY

Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 - Lapa)

22/3, às 21h

Ingressos esgotados