Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Salve Mercedes!

Ma?o na barra, pe? no terreiro | Foto: Jow Coutinho/Divulgação

Em cartaz no Teatro Domingos de Oliveira, o espetáculo "Mão na Barra, Pé no Terreiro", com Ivanna Cruz, conta a vida de Mercedes Baptista, a primeira bailarina negra do Theatro Municipal, dançarina e coreógrafa que revolucionou a dança contemporânea no Brasil, quebrando barreiras e inspirando gerações a ponto de mais de 90% dos artistas e técnicos envolvidos nesta produção serem negros. A direção artística é de Luiz Antônio Rocha; o texto de Ivanna Cruz, Luiz Antônio Rocha e Pedro Sá de Moraes. Coreografias: Diego Rosa; cenário e figurinos: Eduardo Albini; e iluminação: Ricardo Fuji.

 

Desvendando estrelas

Do que sa?o feitas as estrelas | Foto: Fábio Salles/Divulgação

"Do que são feitas as estrelas", em cartaz no Sesc Tijuca, conta a história da astrônoma e cientista britânica Cecilia Payne-Gaposchkin que descobriu do que são feitas as estrelas. Tinha apenas 25 anos e precisou enfrentar o ambiente machista que dominava a ciência e o ambiente acadêmico. Este é o ponto de partida do espetáculo infanto-juvenil, inédito no Rio. A montagem paulistana tem idealização da atriz Luiza Moreira Salles, com direção de Kiko Marques e dramaturgia de Sofia Fransolin. De forma lúdica e poética, a peça fortalece a importância da curiosidade.

Raízes cariocas

AfroFlor, Felipe Oládélè, Muato e Tainah Longras compõem o elenco de 'Vinte!', musical que resgata a efervescência cultural da década de 1920 sob a ótica de espetáculo encenado pela Companhia Negra de Revistas em 1926 | Foto: Ira Barillo/Divulgação

"Vinte!" é uma reivindicação ficcional da memória dos movimentos artísticos negros dos anos 1920 no Brasil. A partir de uma crítica à peça "Tudo Preto" (1926), da Companhia Negra de Revistas, o musical constrói uma relação poética com a cidade do Rio, com as artes e com o tempo, sob uma perspectiva negra e contemporânea. Com direção de Mauricio Lima e texto de Tainah Longras, aposta em uma experimentação cênica e sonora inspirada no choro, jazz e samba. CCBB RJ. Qui a sáb, às 19h. Dom, às 18h. R$ 30.