O Circuito Mundial de Surfe chega à Europa com um histórico favorável ao Brasil. A etapa de Portugal, disputada na icônica Praia de Supertubos, começa neste sábado e vai até o dia 25. Nos últimos 10 anos, os brasileiros venceram cinco das oito edições realizadas por lá - e agora tentam ampliar esse domínio.
Desde 2015, os surfistas do Brasil foram maioria no topo do pódio em Portugal.
Italo Ferreira, atual líder do ranking, venceu duas vezes (2018 e 2019) e chega embalado após sua vitória na piscina de Abu Dhabi, onde assumiu a lycra amarela.
João Chianca (2023), Filipe Toledo (2015) e Gabriel Medina (2017) também já conquistaram o título na etapa portuguesa.
John John Florence (2016) e Griffin Colapinto (2022 e 2024) foram os únicos estrangeiros a vencer em Supertubos na última década.
No entanto, John John não estará na disputa -o tricampeão mundial decidiu não competir nesta temporada. Gabriel Medina, outro nome de peso e vencedor em Portugal, também está fora do circuito por lesão.
Com esses desfalques, Colapinto desponta como um dos principais adversários dos brasileiros, tentando repetir o título do ano passado.
No feminino, Tatiana Weston-Webb busca repetir o título de 2022 e chega forte para mais uma campanha em Supertubos. Ela estreia na sexta bateria do round de abertura contra Sawyer Lindblad e Bettylou Sakura Johnson.
Luana Silva é a outra representante do Brasil na etapa. Ela entra na água logo na segunda bateria, enfrentando Molly Picklum e Erin Brooks.
Por Guilherme Dorini (Folhapress)