Por:

Paraibanos vão à França para estudar cinema

O governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), anunciou os resultados finais das seleções para a residência cruzada em Artes Visuais e a residência em Cinema Direto, que acontecerão em dois prestigiados centros culturais na França. As viagens estão programadas para o primeiro semestre de 2025 e irão beneficiar sete profissionais paraibanos, sendo duas artistas visuais e cinco realizadores do audiovisual, que terão a oportunidade de expandir suas experiências e conhecimentos no exterior.

Seleção para Limoges e Paris

Os selecionados para a residência em Artes Visuais, que acontecerá na Escola Nacional Superior de Artes e Design (Ensad) de Limoges, são as artistas Aurora Moreira Caballero e Rebeca Souza. Elas vão passar cinco semanas na França, de 28 de abril a 6 de junho, onde terão a chance de desenvolver suas obras e participar de uma exposição organizada pela própria instituição francesa.

Já a residência em Cinema Direto, que será realizada na associação Ateliers Varan de Paris, selecionou os realizadores Mariana Inácio Silveira, Bruno Wesley Soares da Costa Araújo, Caetano Moura Alves, Mayara Valentim Pereira e Mikaeli Santos Ferreira. Esses profissionais vão participar de uma imersão em cinema entre 7 de maio e 30 de junho, focando no aprendizado de técnicas de montagem e direção. Ao final do curso, os participantes terão produzido materiais audiovisuais como parte do seu aprendizado

Além dos selecionados, também foram definidos candidatos suplentes para ambos os programas, que poderão ser chamados caso algum dos escolhidos não possa participar. No total, mais de 70 pessoas se inscreveram nas seleções para essas residências.

200 Anos de relações Brasil-França

Essas residências artísticas fazem parte da Temporada Brasil-França 2025, um evento que marca os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A parceria com as instituições francesas visa reforçar o intercâmbio cultural e proporcionar novas perspectivas aos artistas paraibanos, promovendo o fortalecimento das produções culturais da Paraíba no cenário internacional.

Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, ressaltou a importância desses intercâmbios para o crescimento cultural do estado. "Queremos fortalecer as produções paraibanas e levar nossos artistas a dialogar com outras culturas, tanto dentro do Brasil quanto fora. Essas iniciativas vão proporcionar novas experiências e perspectivas para os profissionais da Paraíba, que têm muito a contribuir com o cenário artístico mundial", afirmou o secretário.

Investimento

A residência artística em Limoges oferecerá uma bolsa de R$ 9,6 mil para cada uma das artistas visuais, além do custeio das passagens e estadia na França. Já os realizadores do audiovisual, que participarão da residência em Paris, vão receber uma bolsa de R$ 15 mil, com todas as despesas relacionadas a passagens aéreas, hospedagem e alimentação cobertas.