A Paraíba é o Estado com maior equilíbrio de gênero no emprego público estadual, destacando-se pelo número de mulheres na administração pública estadual, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP).
Os dados utilizados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O indicador "Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual" avalia os estados conforme a distância entre a participação feminina nos cargos da administração pública (exceto nas áreas de saúde e educação) e o cenário de equilíbrio, que corresponde à participação das mulheres na força de trabalho ampliada.
A escala de avaliação varia de -100 (pior cenário para as mulheres) a 100 (pior situação para os homens), e a Paraíba conquistou a primeira posição com uma pontuação de -0,2. Esse resultado reflete o melhor equilíbrio de gênero entre todos os estados da federação, já que notas próximas de zero indicam paridade de gênero.
O governador João Azevêdo celebrou essa conquista em suas redes sociais, destacando o fato de que a Paraíba é o Estado com maior número de mulheres em cargos públicos, um reconhecimento feito no Dia Internacional da Mulher.
"Esse primeiro lugar é uma grande vitória e nos enche de orgulho. Esse feito mostra o nosso compromisso com a construção de um estado mais justo e igualitário. Hoje, podemos afirmar com certeza que somos um governo feminino, o que tem sido essencial para o bom momento que vivemos", declarou Azevêdo.