O Barco Hospital São João XXIII realizou mais de 1,4 mil atendimentos na comunidade Vila do Jacaré, zona rural de Manacapuru, entre sexta-feira e sábado (22 e 23/02), conforme divulgado pela Agência Amazonas, o portal de notícias do estado.
A ação é fruto da parceria entre o governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Segundo a Agência, os atendimentos seguem até quinta-feira (27/02).
A localidade só é acessível por via fluvial, com um deslocamento de quatro horas de barco ou 40 minutos de lancha desde a sede do município.
Ainda de acordo com a Agência, a iniciativa tem como objetivo principal atender populações em situação de vulnerabilidade, oferecendo consultas especializadas e exames.
Logo nos primeiros dois dias, foram registrados 374 atendimentos médicos e 142 odontológicos.
A equipe também realizou 25 procedimentos cirúrgicos e 551 exames, incluindo ultrassonografias, raios X, mamografias, exames laboratoriais e eletrocardiogramas.
Além disso, foram distribuídos aos ribeirinhos 317 medicamentos. Os atendimentos começam às 7h da manhã, com a equipe de enfermagem.
A unidade móvel oferece serviços em clínica geral, geriatria, cirurgia geral e digestiva, pediatria, odontologia, anestesiologia e radiologia.
Manacapuru é o quarto município a receber o Barco Hospital São João XXIII. Antes, a unidade percorreu Iranduba, Manaquiri e Novo Airão.
Para acessar os serviços oferecidos, os moradores devem comparecer ao local portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação.
A próxima etapa será realizada nos municípios de Anori e Codajás, pertencentes à região de saúde das calhas dos rios Negro e Solimões.
A unidade é mantida por um convênio com o governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A embarcação foi construída com recursos do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, provenientes de processos judiciais. O barco também recebeu apoio da Missão Central Franciscana da Alemanha e doações de empresas nacionais e internacionais.